ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

PRETOGUÊS

 

    "De acordo com a filósofa Lélia Gonzalez, o português falado no Brasil seria muito melhor identificado com suas raízes, se o nomeássemos como pretoguês. Lélia, que muito se dedicou a este estudo, identificava a força da herança linguística das línguas africanas no português falado no território brasileiro." (FONTE)

SEGUNDA-FEIRA -  14 DE SETEMBRO

    Lélia Gonzalez foi citada pelo bloco afro Ilê Aiyê em duas edições do Carnaval baiano: em 1997, como parte do enredo Pérolas negras do saber, e em 1998, com Candaces. 
    Ativista incansável, Lélia Gonzalez militou também em diversas organizações, com o Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN) e em Salvador, fez-se presente na fundação do Olodum.
    Além de levar para avenida uma mistura de ritmos de inspiração africana, cores e muita beleza, os blocos afros concentram elementos para afirmação da arte, cultura e resistência negra. Atuam também, durante todo o ano, ultrapassando as fronteiras da folia, nas comunidades de onde surgiram e permanecem.
    O Olodum, a exemplo de bloco-afro, é organizado de modo a criar um movimento cultural que luta pela restauração e valorização do Pelourinho , desenvolvendo também projetos sociais.
    O Bando de Teatro Olodum é um grupo de teatro negro engajado interessado em elaborar artisticamente aspectos sociais, identitários e culturais que fazem parte da vivência da população negra de  Salvador
"A força da militância do Bando enquanto organização é fruto da soma de uma responsabilidade política exercida pelos atores dentro e fora do teatro, em suas comunidades de origem."

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  APRECIAÇÃO MUSICAL
Para nossa proposta de hoje, vamos ouvir e assistir o vídeo com as canções do Ilê Aiyê e observar como o corpo reage as batidas do timbal e ao ritmo das canções.

Propicie um momento divertido de dança. Alonguem, girem, pulem...
Pra inspirar vocês aí em casa, segue abaixo uma aula de dança com Deusa Gisele Soares:

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 : Bandeira da Etiópia, um dos Símbolos do Olodum.

A Bandeira da Etiópia  influenciou as cores pan-africanas, que por sua vez deram origem às cores do Olodum. 
    Vamos brincar com as cores que representam o Olodum Etiópia (Convide a criança a fazer uma linda arte, reproduzir a bandeira da Etiópia. Auxilie no desenho da figura geométrica retângulo, sinalizando o nome da figura para criança. 

Apresente a bandeira e questione sobre os nomes das cores, após fazer o retângulo, disponibilize tinta guache com as cores correspondentes para finalizar a arte. 
A pintura pode ser realizada apenas com o auxílio dos dedos, sem pincel.

Manda fotos pra gente! Vamos gostar muito da sua arte!
VAMOS OUVIR UMA CANÇÃO!

TERÇA-FEIRA - 15 DE SETEMBRO
DIÁSPORA (que é dispersão de um povo em consequência de preconceito ou perseguição política, religiosa ou étnica.)
Lélia Gonzales, nos últimos anos estudava o que ela chamava "negros da diáspora", dando origem ao conceito AMEFRICANIDADE. 

A Amefricanidade se refere à experiência comum de mulheres e homens na diáspora e à experiência de mulheres e homens indígenas contra a dominação colonial. Por isso, afirma Lélia Gonzalez, "floresceu e se estruturou no decorrer dos séculos que marcaram a nossa presença no continente".

PROPOSTA PEDAGÓGICA:  Vivenciar brincadeiras pautadas na diáspora africana.
Vamos conhecer brincadeiras!

MATACUZANA (Matakuza)
A matacuzana é um jogo de origem africana muito popular em Moçambique. O bom dele é que você pode se divertir em qualquer lugar, só precisa ter algumas pedrinhas.
Essa brincadeira foi trazida para o Brasil pelos Africanos e deu origem a outros jogos com pedras, como "três-marias" e "chocos".
Busquem conhecer essa brincadeira. É bem divertida.
Com os pequenos, podemos tentar fazer pequenas bolinhas de papel amassado e, tentar jogar a bola para cima (apenas uma) e tentar pegá-la.
Comemorar os acertos e incentivar a não desistir, quando a bolinha cair no chão,
Ver adultos envolvidos em brincadeira é muito bom também. Usando castanha de cajú, ou pedrinhas, os adultos da casa podem fazer a brincadeira para que a criança possa observar.

Para conhecer essa e outras:

Mbube: Chamar o leão
Dois participantes ficam vendados e vão representar o leão e a presa. Ambos ficam dentro de uma área limitada que pode ser um espaço desenhado no chão, e devem se mover devagar. Quando o leão estiver perto da presa todos devem falar "Mbube, mbube" mais alto. Se ele estiver longe os demais participantes falam baixinho "Mbube, mbube". Assim o som das pessoas vai guiando tanto o leão quanto a presa.

(lembra aquela brincadeira do "Tá quente, tá frio". Sabe?)

VAMOS OUVIR UMA CANÇÃO!
O SOL JÁ BRILHA! VAMOS SAUDAR A MANHÃ AZUL!

QUARTA-FEIRA - 16 DE SETEMBRO
        Lélia Gonzalez escreveu Festas populares no Brasil, premiado na Feira de Frankfurt.
"Através das lentes de distintos/as fotógrafos, o livro Festa Populares no Brasil, publicado no ano de 1987, registra as festas populares - espalhadas pelo país de norte a sul - e revela a pluralidade cultural brasileira. Os textos de autoria de Lélia Gonzalez são informativos e traduzem a diversidade das manifestações folclóricas, sejam elas de cunho religioso ou não.
    Para além da festividade, a obra mostra os laços indissociáveis entre Brasil e África, a integração entre o profano e o sagrado, a reinvenção das tradições e o sincretismo religioso presentes  na formação cultural brasileira. Por sua beleza, Festas Populares no Brasil recebeu prêmio internacional na categoria "os mais belos livros do mundo", na Feira de Leipzig/Alemanha Oriental - uma das mais importantes do mercado editorial" (FONTE)

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  Cultura popular

    O Jongo é uma dança brasileira de origem africana que é praticada ao som de tambores, como o caxambu. Faz parte da cultura afro-brasileira. Influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo.
Como essa semana estamos trabalhando alguns ritmos, vamos aproveitar para produzir som!
    Vamos fazer uso das possibilidades e os limites do corpo para criar uma percussão corporal.
    Bater palmas, bater os pés, bater nos quadris.
    O adulto pode colocar a música de Nana e Nilo, do Jongo, e iniciar as experimentações ele mesmo, usando o ritmo para produzir som com o próprio corpo.

Falando de costumes e tradições populares
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 : Literatura de cordel

    Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. O nome cordel tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes. A xilogravura era muito utilizada nos cordéis (é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo).
Vamos fazer xilogravuras, utilizando bandeja de isopor e tinta guache
Após assistir ao vídeo, sinalize para a criança que a história foi contada em rimas (palavras com sons semelhantes). Convide a criança a construir um cordel. Dobrando folhas de papel ao meio e passar cola em formato de livro, ou apenas gravuras em páginas separadas como já sugerimos em aulas passadas. Ilustrar o cordel e pintar, os fatos ocorridos na história/vídeo. Utilizem também a técnica de xilogravuras que sugerimos anteriormente, para o cordel ficar ainda mais bonito.
Toda família pode participar desa construção, confeccionando seu próprio cordel. Após, pendurem em uma corda com pregadores, visando complementar o momento (estímulo ao movimento de pinça por parte da criança).

VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO DE CORDEL!

QUINTA-FEIRA - 17 DE SETEMBRO

    Para além da academia, Lélia também teve importante atuação política. Nós anos 1980, foi indicada para o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e, em duas ocasiões - em 1982 e 1986 - foi candidata a deputada federal, conquistando a suplência em ambas as oportunidades.

Para que servem os políticos? Para quem servem as leis? Como elas ajudam as pessoas?

. "As crianças são naturalmente interessadas em saber como as coisas funcionam e prestam muito mais atenção no mundo que as cerca do que a gente imagina. Elas ficam fascinadas com insetos, dinossauros, planetas, querem entender como funcionam os órgãos do corpo humano, as profissões dos adultos, por que não iriam querer entender a sociedade em que estão inseridas?" (FONTE)
"Na aldeia do povo Yudjá, por exemplo, a criança está totalmente integrada à rotina dos adultos. Brincando, elas aprendem a tecer, a caçar, a cozinhar, e assim se preparam para a vida na aldeia". Brincando desenvolvem habilidades que vão ajudá-la a desenvolver autonomia.
"Toda criança tem direito a brincar e a divertir-se".
As leis servem para garantir direitos. A educação é um desses.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  TRABALHANDO A  COORDENAÇÃO MOTORA.

1 - Construir com a criança colares com materiais recicláveis disponíveis (canudos, pedacinhos de papel colorido e cordão.)
2 - Observar, tentar encaixar, além de trabalhar a concentração é uma excelente atividade para  a motricidade.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 : Falando em candidatura...
Vamos brincar com urnas
(Grupos 4 e 5)
Com a ajuda da criança, confeccionar uma com alguma caixa de papelão que tenha disponível, deixando um orifício que caiba apenas uma mão. Disponibilizem tinta e cola coloridas, canetinhas, fitas coloridas, gravuras de jornais e revistas, dentre outros. (Usem a criatividade!)
Com a participação de toda a família, construir cartõezinhos com a criança, sem identificação, podendo conter desenhos, palavras ou decorar da forma que desejar, para depositar na urna, ao final dessa produção, cada um pegará um cartão na urna. 
Para tornar o momento mais divertido, o remetente deve ser secreto, assim como nos votos eleitorais, sendo assim, a produção deve acontecer em espaços diferentes, com um pouco de distanciamento com exceção da criança, que precisa ser orientada.
"Eleger" uma pessoa que escolherá e iniciará uma brincadeira, contar uma história, apresentar movimentos de uma dança para todos reproduzirem, por exemplo. É importante que a atividade seja de fácil acesso para a criança.
Mostre para a criança a escrita do nome de todos os participantes e auxilie-a na escrita de seu nome. Após, solicite a criança a pegar um nome na urna, este iniciará a atividade que decidirem desenvolver.
Escrevam números com a criança para colocar na urna, ao pegar um destes números terão que realizar comando de acordo com a quantidade solicitada. Ex: Três saltos, dez palminhas, quatro pulos de um pé só... (Dá para criar várias possibilidades divertidas).


VAMOS OUVIR UMA CANÇÃO!

SEXTA-FEIRA - 18 DE SETEMBRO
                        Amanhã, dia 19 de Setembro é Dia Nacional do Teatro.
    Falando em teatro, "Candaces": a reconstrução do fogo", peça teatral onde Lélia foi homenageada. O nome da peça homenageia às rainhas do baixo império etíope. No catálogo de apresentação de encenação, assinado por Néia Daniel, Lélia é lembrada como uma dessas guerreiras.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 : Elemento Fogo  

Vocês podem observar uma vela. Falar sobre o calor e como devemos ter atenção .
Falar das cores e juntos desenhar com cores quentes,
As cores vermelho, laranja e amarelo podem ser classificadas como quentes, que são estimulantes.
O amarelos e mais energizante entre as cores quentes: é feliz, acolhedor e estimulante. Estimula a fala, o otimismo, esperança e ajuda concentrar a atenção e estimula o intelecto.

PROPOSTA PEDAGÓGICA  2: Elemento Fogo  
(Grupos 3, 4 e 5)
Vídeo sobre "De onde vem o fogo"

Após assistir ao vídeo, que tal conversarem sobre a utilidade do fogo, podendo exemplificar; como o cozimento de alimentos.
Uma outra ideia muito interessante é conversar sobre a existência de um profissional responsável por apagar o fogo em caso de incêndios (o bombeiro).
- Você sabe com que letra começa a palavra bombeiro?
Vamos descobrir...
Você conhece outras palavras que se iniciam com a letra B?
Um vídeo sobre o tema -> Carro de bombeiros e fogo
Podemos até construir equipamentos utilizados pelos bombeiros, com material reciclável, para brincar. Carro de bombeiro com caixa de papelão, chapéu com prato descartável.

A história de hoje está no livro:
Para ouvir a história - > ALAFIA - Conto Africano surgimento do fogo

VAMOS OUVIR UMA CANÇÃO!
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"A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos." Barack Obama

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