A música tradicional da África, dada a vastidão do continente, é historicamente antiga, rica e diversificada, com diferentes regiões e nações da África tendo muitas tradições musicais distintas. A música na África é muito importante quando se trata de religião. Música e canções são usadas em rituais e cerimônias religiosas, para passar histórias de geração em geração, bem como para cantar e dançar.
PARA FAMÍLIA - > ASSISTA AO VÍDEO DA MWANA AFRIKA - > AQUI <-
ÁFRICA É MÚSICA
DIA DA MÚSICA
" No dia 01 de outubro celebra-se o Dia Internacional da Música, instituído, em 1975, por uma organização não governamental fundada com o apoio da UNESCO, com o objetivo de promover valores de paz e amizade por intermédio da música, levando-a a todos os setores da sociedade. A música sempre existiu como produção cultural, desde que o ser humano começou a se organizar em etnias pela África, como parte integrante do cotidiano das pessoas."
SUGESTÃO: DIA DA MÚSICA
As brincadeiras e atividades com música, tendem a contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento das crianças, favorecendo estímulos à sensibilidade, a criatividade, ao rítmico, ao prazer de ouvir música, a imaginação, a concentração, a coordenação motora ampla, a atenção, o respeito ao próximo e a consciência corporal. Além de estimular a linguagem oral e outras formas de expressão.
Brincadeira musical "ZUMBALUMBA", todas as pessoas de casa podem estar envolvidos na brincadeira.
Criar com a criança, um microfone, com materiais que tenham em casa (rolo de papel higiênico, papel alumínio amassado, bola de jornal, papel, ou outros materiais que tenham acessíveis.
Brincar de karaokê com músicas que a criança conheça, permitindo também que se expressem livremente. Distribua para a criança, roupas e adereços para tornar o momento mais divertido. Há alguma cantora ou cantor que a criança admire? Ela pode fazer de conta nesse momento... Sabia que música pode ser também instrumental?
VAMOS ASSISTIR A APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA OLODUM -> AQUI <- -DEU VONTADE DE BATUCAR, NÉ! PEGA BALDES E APROVEITA ESSE MOMENTO!
SEGUNDA-FEIRA 04 DE OUTUBRO
Você sabia que "no dia 04 de outubro comemoram-se o Dia Mundial dos Animais e da Natureza, data criada com o propósito de incentivar e conscientizar a todos uma reflexão
quanto a preservação e conservação das espécies e da natureza, além da sua
influência na vida das pessoas."
SUGESTÕES DA PRÓ MARA:
GRUPOS 4 E 5
Por meio do recorte e colagem, vamos montar um cenário natural,
utilizando imagens de plantas, pessoas, animais, rios, árvores, pedras,
cachoeiras, dentre outros elementos presentes na natureza.
Não esqueçam de sinalizar nomes do animais, cores das plantas, sons
produzidos pelos animais e outros elementos da natureza, sobretudo,
para as crianças que ainda não possuem a linguagem oral bem
DISPONÍVEL NA PÁGINA AFROINFÂNCIA, O LIVRO HOJE É: MEU AVÔ É TATÁ -> CLIQUE AQUI <-
"O MEU AVÔ NATUREZA ENCANTA COM PALAVRAS DE TATA TUDO VIVE E SE LEVANTA SÁBIO. É UM TÁTA DE BOA FÉ NA CASA DELE, SÓ ELE É"
"ELE TEM SENSIBILIDADE PARA COMPREENDER AS PESSOAS E AS FORÇAS DA NATUREZA. ALÉM DISSO, A ALEGRIA DE VIVER É O QUE REGE A SUA VIDA E ELE COMPARTILHA ISSO COM TODOS"
TERÇA-FEIRA 05 DE OUTUBRO
BIODIVERSIDADE
Ontem também foi o dia internacional dos animais. E por falar neles, a fauna africana é riquíssima e possui os maiores animais da terra e nas savanas e estepes, povoam os antílopes, zebras, girafas, leões, leopardos, elefantes. o continente Africano é rico em biodiversidade.
SUGESTÕES DA PRÓ MARA:
Você sabia?
Na imensa savana africana vivem muitos animais: o leão é o rei da selva, o leopardo é um dos mamíferos mais rápidos do mundo, a girafa alcança o topo das árvores e o rinoceronte pesa toneladas.
Vamos construir animais do continente africano, utilizando papelão e pregadores de roupa
Para complementar a atividade:
Vídeo brincadeira sobre animais do continente africano -> AQUI
"Cores, texturas, formas, sons e habilidades diversas podem ser observadas no mundo animal. Assim como para tudo na vida, com o passar do tempo, os adultos perdem o olhar de encantamento com a beleza e diversidade que a natureza tem a oferecer. Mas, as crianças ainda conservam o frescor do primeiro olhar e estão mais disponíveis para desbravar e compreender esse universo do qual todos fazemos parte, apesar de muitas vezes nos esquecermos disso." FONTE
SUGESTÕES 2:
Havendo um animal por perto (cachorro, gato, peixe...) é importante conversar com a criança sobre o respeito para com eles. Contem que eles sentem frio, calor, sede. Contem que ficam alegres e tristes. Que também sentem medo de algumas coisas...
O diálogo vai ajudar a criança a compreender os animais como seres vivos que também precisam de respeito, cuidado e afeto.
Eles podem observar que possuem olhos, nariz e boca.
Que suas patinhas também tem unhas (no caso de cães e gatos).
Alguns possuem nomes e não só fazem parte como são membros importantes da família.
As crianças podem ser estimuladas a pensar nos alimentos que os animais comem e até sobre quais animais elas conhecem. (Podem fazer isso até apontando e imitando os sons ou características desses animais).
QUARTA-FEIRA 06 DE OUTUBRO
LINGUAGEM MATEMÁTICA
"A matemática tem uma importância fundamental para o desenvolvimento integral das capacidades e habilidades do ser humano. Na Educação Infantil ela auxilia no desenvolvimento de raciocínio lógico e na capacidade de criação."
SUGESTÕES DA PRÓ MARA: SISTEMA MONETÁRIO
GRUPOS 4 E 5
Para as crianças maiores, apresente imagens de cédulas e moedas. Se for possível, o dinheiro propriamente dito, tomando os devidos cuidados referente a higiene e o manuseio.
Proponha que analisem o dinheiro; números, cor, tamanho das moedas, animais das cédulas. Sinalize os de maior valor para que a criança, ao seu modo, vá construindo o seu processo de compreensão.
Na sequência, após observar as características das cédulas e moedas, construir com papel e lápis colorido, dinheirinho para brincar. (Podemos montar uma loja, um minimercado, ou uma loja de brinquedos...
Usem a criatividade! Considere o interesse e faixa etária da criança.
É possível aprender a valorizar a existência da matemática em vivencias práticas, observando pescadores, pedreiros, costureiras entre outros profissionais através da leitura de mundo... A matemática está presente no tamanho da rede de um pescador assim como na quantidade de linha ao costurar...
Que tal brincar com lã? Usando cola e linha (barbante, lã ou cordão) vamos criar formas.
PEQUENO/ GRANDE
CURTO/ LONGO
FINO/ LARGO
Dá pra se divertir e aprender!
QUINTA-FEIRA 07 DE OUTUBRO
BRINCANDO COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS...
Brincando com elas as crianças aprendem a diferenciá-las e aprimoram seus conhecimentos de forma simples e acima de tudo, muito divertidas. A medida que o tempo vai passando, a criança vai aperfeiçoando o processo de compreensão das formas, fazendo assimilações e associações à figuras, espaços e objetos que contemplem o mesmo formato
1 - Apresente e nomeie imagens de formas geométricas. Ajude a criança a identificar objetos que possuam as mesmas formas. (Façam uma busca de objetos pela casa.) Para os grupos 2 e 3 (menores) , aproveite a oportunidade para também explorar as cores.
SUGESTÃO 2:
2 - Brincar de tangram. Montar desenhos utilizando formas geométricas. Utilizem papel colorido, ou pedaços de papelão (vocês podem pintar cada forma com uma cor) para recortar círculos, quadrados, triângulos, retângulos e outras formas, para desenvolver a atividade.
SEXTA-FEIRA 08 DE OUTUBRO
RETRATAND O DIA DO ATLETISMO, DE FORMA LÚDICA...
O dia do Atletismo é comemorado anualmente em 9 de outubro.
A data homenageia uma das práticas esportivas mais antigas do mundo, conhecida por "esporte-base" por usar os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar.
Pensando nisso...
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Vamos brincar de circuito em casa.
Vamos sugerir movimentos corporais como subir, descer, rolar, rastejar, saltar, etc. Movimentos que auxiliam no desenvolvimento motor e corporal da criança, desafiadas a testar suas próprias habilidades, e a percepção do seu corpo em relação as suas capacidades e exploração de movimentos. Etapa: desviar de objetos; rolar no colchão, lançar bolas em baldes, caixas, estourar balões sentando, passar por cima e por baixo de cadeiras, correr de um pé só a partir de uma linha de saída e outra de chegada, brincar de amarelinha, entrar e sair de caixas enfileiradas de forma rápida, passar por cima e por baixo da corda sem tocar a corda, passar por um bambolê ou aro improvisado com papel/papelão, acertar um alvo... tentem outras possibilidades.
SEGUNDA (11) E TERÇA (12) ESTAREMOS EM RECESSO POR CONTA DO FERIADO.
UM FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!
QUARTA-FEIRA 13 DE OUTUBRO
Os brinquedos têm papel fundamental nas brincadeiras, sendo importantes para o desenvolvimento da linguagem, motor, cognitivo e social. Ao representar essas situações imaginárias, os brinquedos dão vida e asas à imaginação das crianças, estimulando as brincadeiras de faz de conta, a criatividade, a reflexão, possibilitando ressignificar e vivenciar situações do mundo real.
VALORIZAÇÃO DO BRINQUEDO PARA ALÉM DE JOGOS E ELETRÔNICOS
SUGESTÃO 1:
GRUPOS 4 E 5
Pesquisar com a criança, imagens de brinquedos antigos (carros, bonecas, dentre outros...) para que a criança possa fazer comparações, identificar evoluções, diferenças e semelhanças com os atuais.
Vamos construir um brinquedo, utilizando sucata...
SUGESTÃO 2: Quando eu era criança...
Que tal conversar com a criança sobre brincadeiras que a família (mãe, pai, tios, avós) brincava? Relembrar brincadeiras, ensinar para eles e compartilhar um momento brincando será uma ótima oportunidade para doar e receber afeto.
Será que existe uma brincadeira que todos nós já brincamos em algum momento? Como por exemplo "Esconde-esconde"...
"As brincadeiras com teatro, na Educação Infantil, por sua vez, se apresentam como um jeito super divertido, simples e lúdico de representar uma história ou um personagem, estimulando A criatividade e a imaginação, a fala, contribuindo para o processo de aquisição da leitura e da escrita, e desenvolve valores, possibilitando a expressão corporal, sendo esta uma excelente ferramenta para que a criança se desenvolva em sua totalidade, aprendendo a lidar com seus sentimentos, conflitos, e os do outro. A expressão corporal é de grande relevância, principalmente na educação infantil. Antes mesmo da fala ou da escrita, já usamos nosso corpo para comunicar nossos desejos. Para uma criança, o corpo é uma fonte importante de conteúdo, é onde ele é produzido."
SUGESTÃO 1:
Construir fantoche com saco de papel ou com meias, para brincar de teatrinho. Podemos montar um mine palco utilizando caixa de papelão ou, criar um cenário utilizando algum espaço da casa.
BRINCADEIRAS INTERATIVAS COM A FAMÍLIA (SE POSSÍVEL, AO AR LIVRE)
As brincadeiras em família são extremamente importantes para o desenvolvimento cognitivo e emocional e social das crianças. ... Nas brincadeiras em família ela desenvolve várias capacidades, dentre elas, a linguagem, as capacidades motoras, as cognitivas e as afetivas.
Banho de mangueira
Fazer bolha de sabão
Piquenique/preparar o lanche com a criança
Construir barquinho de papel, com a criança, para brincar em um banho de bacia
Guerra de bexiga
SEXTA-FEIRA 15 DE OUTUBRO
DIA DO PROFESSOR
NADA MELHOR DO QUE COMEMORAR ESTE DIA ESTIMULANDO A AFETIVIDADE E O POTENCIAL CRIATIVO DA CRIANÇA!
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Vamos confeccionar um cartão para dedicar às nossas professoras!
Utilize materiais diversos, que tenham disponíveis (papel, fitinha, tinta, lápis e canetinha colorida, e outros de interesse da criança.
Que tal gravar um vídeo para suas professoras?
Compartilhe conosco!
TERCEIRA SEMANA DE OUTUBRO
SEGUNDA-FEIRA 18 DE OUTUBRO
DIA DO MÉDICO(A)
18 de outubro é dia do médico, dia de prestar homenagens a todos esses profissionais. Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Por este motivo, esta data é destinada a homenagear o trabalho destes profissionais.
SUGESTÕES DE ATIVIDADE:
Converse com a criança sobre a data em questão e a importância da atuação desses profissionais no cuidado com a nossa saúde, ressaltando a importância de fazermos a nossa parte para prevenirmos doenças, adotando hábitos saudáveis de vida (higiene, boa alimentação, exercitar o nosso corpo...)
Vamos reforçar os cuidados sobre o uso da máscara e higienização das mãos, conversando com a criança, suscitando estímulos a partir de seus próprios brinquedos (bonecos, bonecas, bichinhos...) Brincar como se estivesse passando álcool em gel, lavar as mãozinhas como frequência, dentre outros.
Vamos fazer uma máscara para o boneco? Ele precisa usar a máscara para estar protegido. Podemos pensar uma máscara com tecido amarrado, tecido e cordão amarrados, de acordo com o interesse e a criatividade da criança. Disponibilize materiais que possam se utilizados nessa brincadeira, com segurança.
Brincar como se fosse médico ou outros profissionais que cuidam da nossa saúde. Como mencionado antes, os brinquedos poder auxiliar nesse processo, ou mesmo as pessoas da família, simbolizando papéis de médico e paciente. Boa diversão!
SUGESTÃO 2: O CONHECIMENTO DA NATUREZA
COMO SERÁ QUE SÃO FEITOS OS REMÉDIOS?
COMO SERÁ QUE FORAM CRIADOS?
SERÁ QUE EM CASA, HÁ ALGO QUE USAMOS COMO REMÉDIO?
QUEM ENSINOU? ERA UM COSTUME DE QUEM? DA VOVÓ, DO VOVÔ...?
VOCÊ SABIA QUE A NATUREZA OFERECE ERVAS QUE AUXILIAR NA SAÚDE E NO TRATAMENTO DE ALGUMAS DOENÇAS?
SIM! E ALGUNS MÉDICOS SÃO PARCEIROS DA NATUREZA E NOS AJUDAM A USAR CORRETAMENTE AS PLANTAS PARA PREVENIR E TRATAR DOENÇAS.
HÁ EM CASA ALGUMA FLOR OU FOLHA QUE É USADA PELA FAMÍLIA PARA TRATAMENTO DE ALGUM SINTOMA?
VAMOS PASSAR ESSES CONHECIMENTOS PARA CRIANÇA!
(Usando uma linguagem que ela entenda, como por exemplo: "Faz bem para a barriguinha. Ajuda a deixar o soninho mais gostoso. Alivia a dorzinha na garganta.")
TEM FORMA, TEM CHEIRO, TEM COR E TEM FUNÇÃO.
NORMALMENTE É CONHECIMENTO PASSADO
DE GERAÇÃO PRA GERAÇÃO.
QUE TAL USAR ESSA FOLHINHA
PRA FALAR DE UMA MEDICINA
QUE TAMBÉM MORA EM CASA
E NA COZINHA?
TERÇA-FEIRA 19 DE OUTUBRO
FAZENDO ARTE!
A criança na educação infantil explora os sentidos em tudo que faz. Através da realização de atividades artística desenvolvem sentimentos, auto estima, afetividade, apreciação estética, criatividade, coordenação motora, capacidade de representar o simbólico. Podendo ir além de atividades práticas, compreendendo um processo que envolve sentimentos e emoções.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Que tal reproduzir uma foto da família, ou de uma das pessoas da família, escolhida pela criança, por meio do desenho e da pintura? Podemos fazer um quadro e expor em alguma parte da casa, para que a criança possa admirar e valorizar sua própria produção. Utilizem papelão para fazer a moldura do quadro ( e lápis, canetinha colorida, tinta guache...) Para as crianças menores podem estar utilizando também giz de cera. As pessoas da família podem estimular a atividade pintando seu próprio quadro, juntamente com a criança. Caprichem!
QUARTA-FEIRA 20 DE OUTUBRO
TRABALHANDO COM HISTÓRIAS
As histórias infantis, apresentam-se como ferramentas de grande relevância para o processo de formação das crianças. Transmitem valores, crenças, atitudes e normas sociais que, por sua vez, moldam suas percepções sobre a realidade. As crianças aprendem condutas, aprendem a pensar e agir através dos personagens que elas encontram nas histórias, além de auxiliar no processo de construção da escrita, da leitura e desenvolvimento da linguagem.
Estimule a criança a criar uma história, ao seu modo, e produzir um livrinho. Para o livro é só dobrar folhas de papel ao meio e colar em formato de livro. Possibilite à criança se expressar livremente por meio da escrita espontânea, do desenho, da colagem...
Que tal usar o tema "brinquedos" para criar essa história? Podemos escolher um brinquedo muito querido e criar as aventurar dele com a criança!
QUINTA-FEIRA 21 DE OUTUBRO
A PRESENÇA DOS NÚMERO EM NOSSO COTIDIANO
As crianças têm contato com números desde muito pequenas. Eles estão presentes nas brincadeiras, nas embalagens, no relógio, no controle remoto da televisão, no celular, nas peças de roupa, dentre outros. "OS NÚMEROS ESTÃO POR TODA PARTE!"
SUGESTÕES DE ATIVIDADES - PRÓ MARA:
Converse com a criança sobre a presença dos números em nosso dia a dia e a importância deles. Eles estão na nossa idade, na nossa altura, no número da nossa casa, dos nossos sapatos... Eles estão por toda parte.
(GRUPOS 4 E 5) Para as crianças maiores, brincar de desafio: encontrar números presentes pela casa. Vamos ver quem consegue encontrar? Vamos registrar números que nós encontramos?
(GRUPOS 1, 2 E 3) A contagem pode ser algo constante, estar no momento do lanche; uma uva, duas uvas... E naturalmente eles vão relacionando números e quantidades em uma matemática do cotidiano.
Outros exemplos como: contar as rodinhas de um carro (e mostrar o número correspondente); Contar os brinquedos, ao guardar na caixa de brinquedos; Identificar números em roupas...
Nas brincadeiras de construção, as crianças testam encaixes, equilíbrios, empilhamentos e "derrubamentos". Aos poucos, as crianças exercitam atividades de construir partindo da associação de objetos sem um objetivo definido, para construções planejadas. As brincadeiras de construção são experiências que contemplam orientações espaciais, bem como a possibilidade de aprender com o outro.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES - PRÓ MARA
Com papel colorido, forrar caixas de vários tamanhos com a criança, para que ela possa utilizar como bloquinhos de construção, como desejar, as caixas também podem ser pintadas com tinha guache, caso prefiram. Caixas de perfume, de remédio, de creme dental, de fósforo, de sapato, rolos de papel higiênico, palitos...
Outra sugestão são os recipientes plásticos, estes também podem ser reaproveitados para tal fim, sobretudo, para as crianças menores, possibilitando explorar formas, cores, tamanhos, semelhanças e diferenças.
ESTAMOS INICIANDO MAIS UMA SEMANA!
QUE SEJA ABENÇOADA!
SEGUNDA-FEIRA 25 DE OUTUBRO
BRINCANDO COM OS NÚMEROS
As brincadeiras e jogos pedagógicos se apresentam como ferramentas valiosas para o processo de construção do conhecimento matemático, possibilitando trabalhar na criança o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, a percepção visual e espacial, fazer relações e trabalhar a coordenação motora, mesmo se tratando de atividades bem simples.
SUGESTÕES DA PRÓ MARA:
GRUPOS 4 E 5
Brincadeira com argolas: Para essa atividade podemos utilizar garrafa pet, as argolas podem ser confeccionadas com jornal ou outro papel, enrolados por fita adesiva, ou círculos feitos de papelão, as garrafas são distribuídas no chão. A partir de um ponto determinado, com o auxílio da criança. Ela tenta acertar as argolas nas garrafas, que podem ser enchidas com areia para ficarem mais firmes. Quando acabarem suas argolas, a criança deve ser auxiliada a contar quantas acertou, determinando assim, de forma divertida, a quantidade de pontos que ela conseguiu somar.
GRUPOS 1, 2 E 3
Para as crianças menores (Grupos 1, 2 e 3) uma outra sugestão é lançar bolas de papel amassado em caixa (ou outro recipiente seguro) e ir contando as bolinhas. "Máquina de somar e subtrair", utilizando cabides e pregadores, sinalize para a criança que, quando acrescentamos aumentamos a quantidade, quando retiramos diminuímos a quantidade.
TERÇA-FEIRA 26 DE OUTUBRO
OS ORGÃOS DO SENTIDO
São cinco os sentidos: audição, olfato, tato, paladar e visão. Eles nos garantem a percepção do ambiente em que estamos inseridos, reconhecendo tudo que está ao nosso redor. A visão nos permite distinguir pessoas, objetos, formas, cores e muito mais. Por meio do tato, pegamos um objeto, sentimos como é sua textura, temperatura, etc. O paladar garante que percebamos os diferentes sabores e se o alimento está saboroso ou se está estragado, assegurando nossa saúde. O olfato permite que as partículas dispersas no ar sejam captadas e levadas ao cérebro, reconhecendo diferentes odores. Pela audição captamos os sons, para que cheguem até o ouvido interno e, depois, ao cérebro.
SUGESTÕES DA PRÓ MARA:
(GRUPOS 4 E 5) ASSISTIR AO VÍDEO CINCO SENTIDOS -> CLIQUE AQUI <-
Possibilite à criança, de olhos vendados, explorar os sentidos. Convide-a a brincar e explique quais são os órgãos responsáveis pelos nossos sentidos e percepções.
Tato - tocar elementos com texturas diferentes com os pés e as mãos (mais liso, mais áspero, mais frio, mais morno, gelado...)
Olfato - (identificar alimentos que a criança conheça, apenas pelo aroma)
Paladar – (identificar alimentos que a criança conheça, pelo sabor)
Audição – (identificar diferentes sons, barulho de água, de papel amassando, de colher batendo um prato, panela, de animais... de algum brinquedo ou instrumento...)
Visão – (se tiver acesso a uma lupa, disponibilize à criança e pergunte como vê as imagens, letras, figuras... juntamente com a criança, construir um binóculo com rolos de papel).
SUGESTÃO 2: FORMAS DE SENTIR E FALAR COM O MUNDO
A massinha sempre desperta o interesse das crianças. Através dessa atividade conhecemos seus gostos e afinidades e é sem dúvida o momento em que eles mais têm se expressado nos encontros presenciais. Pensando nisso, vamos aproveitar esse momento para ampliar a noção de massinha, usando argila para contar histórias.
VAMOS CONHECER OBRAS DA CERAMISTA MAIS PRESTIGIADA DE MOÇAMBIQUE!
REINATA SADIMBA APRENDEU A ARTE COM SUA MÃE, DESDE OS 7 ANOS. COMEÇOU FAZENDO UTENCÍLIOS. QUANDO PEQUENA FAZIA POTES TÃO GRANDES QUE QUASE NÃO CONSEGUIA CARREGÁ-LOS. SUA MÃE A ENSINOU A FAZER POTES MENORES. HOJE, ELA CRIA OBRAS QUE SURGEM DE SUA CABEÇA, INSPIRADAS NAS MULHERES E NO FEMENINO.
Usando fotografias vamos apresentar as crianças com seus familiares, pois elas, assim como ASHANTI (a personagem da história lida) estão sempre próximas de pessoas que as amam.
Apresentando as fotografias vamos encorajar que se expressem com perguntas como: Quem é esse aqui? O que estão fazendo? Fala o nome dela(e) para seu coleguinha.
Entre outras perguntas, chamando a atenção para detalhes das fotos, como cores, ambiente, se era dia ou noite e se reconhecem os colegas nas fotografias, por exemplo.
Com as possibilidades que as próprias crianças trazem, ao observar fotografias, é que surgem as aprendizagens e os diálogos de afeto e identidade.
Vamos usar a argila para criar uma geotinta (feita com argila, água e cola) e com ela vamos sugerir desenhos retratando a criança com a(s) pessoa(s )da sua família!
(NA ESCOLA VAMOS APRESENTAR OBJETOS FEITOS DE BARRO PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM TOCAR, ASSIM COMO SABONETE, FEITO DE ARGILA. PARA ENRIQUECER A ATIVIDADE EM CASA, APRESENTE OBJETOS DE BARRO)
QUARTA-FEIRA 27 DE OUTUBRO
O ENCANTO COM AS PALAVRAS
Os poemas e as parlendas exploram os ritmos e as sonoridades. As rimas apresentam estruturas que auxiliam no desenvolvimento da linguagem oral desde aos bebês. Atividades com parlendas e poemas contribuem para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da criatividade da criança. Expressam a beleza por meio da linguagem literária, contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética construindo pontes entre a criança, o mundo real e o simbólico. São aliadas no aprendizado das crianças, que aprendem a leitura de forma prazerosa e divertida, enriquecendo também o vocabulário.
incentivar as crianças a apreciarem pequenas poesias cantadas e ilustradas
SUGESTÕES PRÓ MARA:
GRUPOS 4 E 5
Ouvir o poema/música "Leitão de Jardim", estimulando assim a percepção visual e a leitura de imagens.
Disponibilize papel, giz de cera, canetinha colorida e convide a criança a ilustrar o poema. Converse com a criança sinalizando as cores que aparecem no poema, os animais... Estimule-a encontra e utilizar dentre as cores, aquelas citadas no poema, sempre respeitando seu interesse.
Escreva o poema com letras grandes para realizar a leitura com a criança, apontando palavras, nomes e estimule a escrita espontânea.
Que tal confeccionar alguns bichinhos que aparecem no poema! (Sapinho com pintura de mãos, utilizando tinta guache, caracóis com papel enrolado...)
QUINTA-FEIRA 28 DE OUTUBRO
TRÂNSITO
O trânsito pode parecer uma coisa distante para a maioria das crianças. Mas conscientizá-las sobre essa questão, desde cedo, é uma questão de cidadania e de segurança. Sendo importante começar desde cedo a tratar sobre a questão do trânsito em casa com os pequenos, a partir da promoção de atividades lúdicas.
Apresentar a imagem de um semáforo, ou o semáforo propriamente dito, se for possível, explicando as cores correspondentes.
Com tirinhas de papel, coladas no chão, montar faixa de pedestre para que, por meio da brincadeira a criança possa simular situações que aconteceriam no trânsito. Utilize carrinhos, bonecas da criança para auxiliar, para representar os pedestres.
Converse com a criança, segundo as cores do semáforo: em qual momento devemos parar? O amarelo atenção o sinal está preste a se fechar, necessitando cautela e o verde o motorista pode seguir em frente, está livre.
Outra proposta que pode surgir através da atividade sobre o trânsito, usando o "faz de contas", é sobre a importância de ceder o assento do ônibus para pessoas do grupo preferencial. Crianças aprendendo que quando entra um idoso, uma gestante e uma mãe com um filho no colo no ônibus, cedemos o lugar para eles.
SEXTA-FEIRA 29 DE OUTUBRO
TCHAU OUTUBRO!
Estamos finalizando mais um mês e seguimos aqui, nos fortalecendo!
Para essa sexta vamos compartilhar contação de histórias e apresentações teatrais.
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